Correspondência Poética: Poética

Poética





Apresentação


O projeto correspondência Poética, iniciado em outubro de 2009, é um coletivo de pesquisa e difusão literária que já distribuiu mais de 17.000 poemas pelo estado de São paulo.

Em 2010, com o apoio da lei de fomento a iniciativas jovens VAI, o coletivo distribuiu 14.200 poemas no terminal de ônibus João Dias, em Saraus periféricos e espaços culturais da cidade de São Paulo, além de manter um blog que em poucos meses já teve mais de 7.000 visualizações.

Com objetivo de dar continuidade as atividades e buscando um aprofundamento maior no debate sobre produção e difusão literária e linguagem periférica, o coletivo correspondência poética pretende desenvolver em 2011 duas atividades principais: a criação de sete oficinas de produção e
difusão de poesia, e a realização do programa audiovisual Ensaio Poético

As oficinas de producão e difusão literaria pretendem ser desenvolvidas em escolas da rede pública e ONGs da região sul de São Paulo com o siguiente formato: 1- Oficina de reciclagem de papel, 2- Debate sobre literatura com um escritor convidado, 3- Debate sobre a ocupação dos espaços públicos e distribuição dos poemas confeccionados nas oficinas.

O Programa audiovisual Ensaio Poético se constitui em convidar um escritor para debater literatura e questões políticas da atualidade ao mesmo tempo que tentamos descorrer as motivações da caracterista da escrita de cada convidado para assim olhar a realidade através da poesia e a
literatura. O programa Ensaio Poético terá sete capitulos para ser difundidos pela internet.


Histórico

Em outubro de 2009 o coletivo Correspondência Poética deu início as suas atividades com a realização de distribuição de poemas nos pontos de ônibus que ficam situados na estrada de Itapecerica da Serra, entre o Terminal de ônibus João Dias e Terminal Capelinha. Entre Dezembro de 2009 e Janeiro de 2010 o coletivo percorreu, junto a Expedición Donde Miras, o trecho de Santos a Paraty, durante o qual realizou oficinas de preparação e distribuição de correspondências.
Em Março de 2010, com o apoio do programa VAI, o coletivo realizou, durante 7 meses, a entrega de poemas no terminal de ônibus João Dias, em saraus periféricos, Eventos Culturais e Comunidades. Também realizamos oficinas de reciclagem de papel e debates literários, além deconstituir o blog www.correspondenciapoetica.blogspot.com para ampliar a difusão da literatura periférica. Entre novembro de 2010 e Janeiro de 2011 o coletivo gravou sete video-poemas os quais distribuídos em formato DVD também serão postados no blog do coletivo.

Objetivos

Objetivo Geral

Buscar formas de difundir a literatura produzida nas periferias e aprofundar a o debate sobre a
literatura e a função social do escritor periférico como agitador cultural.

Objetivos específicos

1 – Produzir sete oficinas de criação e difusão literária com jovens e escritores em escolas públicas
e ONGs.

2 – Distribuir as Correspondências produzidas nas oficinas nos espaços públicos buscando assim levar um olhar poético e critico na ociosidade desses espaços.

3 – Realizar o programa audiovisual intitulado¨Ensaio Poético¨, que busca promover o debate político sob um a ótica poética e literária com um escritor convidado).

4 – Difundir o programa¨Ensaio Poético¨na internet.


Metodologia

Oficinas

As oficinas serão realizadas em 3 etapas com base na produção das correspondências:

1 – Reciclagem de Papel; debater sobre mídia impressa e seu impacto ambiental, meios de comunicação impresso: os que eles informam ou desinformam, reciclagem de livros antigos e
jornais. Duração de 4hrs

2 – Oficina de literatura com um autor convidado. Para cada oficina tera um autor diferente que debatera junto aos jovens temas relativos a literatura e sociedade. Duração de 2hrs

3 – Produção e entrega das correspondências. Duração 4hrs


¨Ensaio Poético¨

O programa terá como base estética, o programa ¨Ensaios¨ e o programa ¨Enquadros¨, âmbos da TV Cultura, e serão realizados no Centro Cultural Monte Azul uma vez por mês. O programa se constitui em convidarmos um escritor para falar sobre literatura e política e também mostrar alguns trechos de sua obra.