Correspondência Poética: Ensaio

Ensaio

clique na imagem para assistir aos programas já realizados


Ensaio Poético 


SINOPSE

O programa Ensaio Poético se constitui em uma forma audiovisual e poética, em que convidamos escritores da periferia para debater literatura e questões políticas da atualidade, ao mesmo tempo que buscamos as motivações da escrita de cada convidado para assim olhar a realidade através da poesia e da literatura.


ARGUMENTO

O Brasil vive atualmente, uma carência no que diz respeito a consumidores de literatura, seja por falta de tempo, pela barreira das palavras ou simplesmente por não se sentir contemplado na narrativa. A cidade de São Paulo é um espelho do frenético mundo de tempo escasso, de divertimentos rápidos e de trabalho árduo. A periferia reflete bem os resultados de um tempo gasto por necessidade, de um tempo livre mal preenchido.

Em contrapartida, surgem vários movimentos culturais que propõem uma dialética literária que interage no cotidiano da periferia, buscando reforçar à identidade de seus moradores e estimulando um olhar crítico sobre seu espaço. Esse material ainda é pouco conhecido do grande público, dada a carência da cultura de leitura nas regiões periféricas e a falta de incentivo financeiro para a divulgação e a realização da literatura em bairros economicamente prejudicados.

Diante desse quadro o Ensaio Poético age como uma ponte para essas duas problemáticas, ao mostrar a obra poética de autores da região comentada por eles mesmos; uma obra que inevitávelmente dialoga com o contexto social, economico e político onde foi criada. O autor será convidado a ler sua obra ao tempo que vai comentando ela. A pretensão é levar ao espectador o debate sobre: 1 - Os múltiplos impactos da mídia impressa, desde o impacto ambiental ao tendencialismo da informações, 2 - A função da  linguagem poética periférica como uma ferramenta de democratização de conhecimento, 3 - A ocupação dos espaços públicos, buscando junto aos jovens construir uma ação literária que sobretudo mantenha viva a literatura produzida nas periferias da cidade de São Paulo.



ROTEIRO

As grandes cidades como São Paulo, possuem em suas periferia grandes artistas desconhecidos do grande público. Pretendemos buscar nos becos e vielas da zona sul de São Paulo quem são esses artistas, o que eles tem a dizer, qual a sua poesia, enfim buscar um olhar póetico da periferia da cidade, apresentando através da arte esses espaços esquecidos da periferia da cidade.

Para desenvolver esse programa convidaremos um poeta da Periferia Sul de São Paulo para apresentarem sua obra poética em meio a própria periferia, mas além disso para discutir, questionar, criticar essa própria periferia em que esta inserido. Para tanto faremos uma pesquisa da obra de poetas que tenham livros publicados e abordaremos a obra destes poetas como um Ensaio em que o mesmo vai apresentando sua obra em espaços da periferia, de modo a evidenciar esteticamente a relação dos espaços com  sua obra. O tratamento estético sugerido parte do conceito da palavra encantada, da poesia por ela mesma em contraposição aos seus diferentes contextos.

Partimos para desenvolver esta idéia da experiência prévia do ensaio realizado para o projeto VAI Correspondência Poética, que estamos anexando junto com esta proposta. Nesse programa, de dez minutos de duração, o poeta Binho foi lendo alguns dos poemas dele entanto ia refletindo sobre a própria obra e sobre a realidade que contextualiza essa obra. O poeta se refere a assuntos como: a noção de identidade do brasileiro; a clandestinidade do imigrante; a vida na periferia em uma cidade como São Paulo; a ditadura do conhecimento como ele é direcionado pela grande mídia. Binho ensaia, articula estas questões frente à um sóbrio fundo preto com seus olhos e gesticulações em primeiro plano a palavra é protagonista.

No ensaio proposto neste projeto, a idéia é dar continuidade a esse formato,
convidando outros poetas exponentes das periferias do Brasil para, não apenas documentar esse momento histórico, mas também para refletir sobre o nosso tempo.


A estrutura narrativa do Ensaio será composta pela junção da obra do poeta e a inserção das seguintes perguntas-guia:

- O que é a poesia? Sobre o que fala sua poesia? Como se apresenta o seu conteúdo?
- Como sua poesia apresenta, conta, escreve a periferia, seu contexto?
- Sua poesia é periférica? Marginal? Independente? Por que?
- Como a poesia pode intervir na cidade? Como ela chega nas pessoas?
- Porque? Para que? Para quem? Você escreve? Tem alguma finalidade a sua poesia?
- Qual é a potencialidade da poesia para a transformação social?




PROPOSTA DA DIREÇÃO


A estética do documentário Ensaio Poético corresponde ao programa Ensaio da TV Cultura, que abordamos um autor e sua obra por meio dos detalhes da obra, no nosso caso iremos acrescentar uma gravação externa, em que o autor caminha pelas ruas do seu bairro apresentando em meio aos seus versos os espaços do seu cotidiano. Assim, nossa proposta é criar dois ambientes artísticos, um de palco, com a câmera mais focado nos detalhes do autor, usando um luz de palco, mais azulada, trazendo uma idéia mesma de apresentação pública, ao mesmo tempo que contrastamos com imagens do dia-a-dia das perferias.

Momento em que usaremos planos mais abertos, para captar o contexto em torno do autor, buscando assim uma forma explicita de apresetanção da obra em contextos distintos, o interior e o exterior da obra de cada poeta. Os planos detalhes, o foco no olhar, a câmera que passeia pelos detalhes, fazem parte de uma busca pela intimidade do autor, enquanto o plano aberto, o passeio pela rua, o movimento, o agito das perferias, buscam revelar uma identidade mais exterior do autor, aquilo com que ele se relaciona diariamente, fazendo com que tenhamos na montagem uma experiência contraposta, entre a intimidade e a exterioridade de cada obra, de autor; isto é, a relação entre a obra poética e a realidade na qual está inserida.

Clique aqui para assistir aos Ensaios já realizados



0 comentários:

Postar um comentário